Bancos querem fechar 1.200 agências e trocar trabalhador por serviço digital!
13/11/2019 03:34

COMPARTILHE!
BLOG DO POVO / Embora tenham anunciado lucros bilionários, os maiores bancos brasileiros querem o fechamento de mais 1.200 agências e a consequente demissão de centenas de bancários até o fim do ano que vem. No lugar de um trabalhador, 'telefones inteligentes', computadores, tablets ou terminais de autoatendimento.
O processo de fechamento de agências e demissões já começou. Só o Banco do Brasil, que lucrou R$ 13,2 bilhões este ano, fechou 462 agências no mesmo período e demitiu 3.360 trabalhadores e trabalhadoras. Continua, após o anúncio.
Mais fechamentos
Octavio de Lázari, presidente do Bradesco, banco que teve um lucro líquido de R$ 19 bilhões até o terceiro trimestre deste ano, anunciou o fechamento de 450 agências até 2020. A instituição já fechou 50 até setembro e pretende fechar mais 100 até o fim deste ano.
Outro dos grandes bancos brasileiros, o Itaú, anunciou que pretende fechar até o dia 25 de novembro mais 86 agências convencionais e 18 agências "Personalité". Já são 240 agências fechadas este ano. O Itaú também anunciou a adoção de um novo modelo de agência bancária, sem caixas humanos. Continua, após o anúncio.
Caixa
Na Caixa Econômica Federal, o presidente Pedro Guimarães admitiu a possibilidade de abertura de capital e fechamento de agências, o que pode ocorrer em 2020, após o os pagamentos das parcelas de saque extraordinário do FGTS e do saque-aniversário.
Crítica
COMPARTILHE!