Férias? | Três hipóteses mais prováveis sobre o repentino anúncio de afastamento de Sérgio Moro! Veja...

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Moro tramou uma ardilosa operação policial para prender o jornalista Glenn Greenwald? O ex-juiz vai pedir arrego definitivo? Ou Moro quer só testar as reações da oposição?

CategoriaMOROGATE | O repentino pedido de afastamento do ex-juiz Sérgio Moro pegou o mundo político brasileiro de surpresa. Manchetes dos principais jornais do país amanheceram com a notícia de que o atual ministro da Justiça se afastará por uma semana do governo Bolsonaro para tratar de "assuntos  particulares". Assuntos particulares? Será?

Há três hipóteses mais prováveis sobre as razões desse súbito pedido de "férias" do ministro. A primeira — de caráter conspirativo — diz respeito a uma operação da PF para prender o jornalista Glenn Greenwald, com o intuito de barrar as denúncias que estão sendo divulgadas pelo The Intercept Brasil. Continua, após o anúncio.

Publicidade

Caso tal hipótese se confirme, Moro estaria de certa forma blindado em relação ao caráter autoritário da ação, uma vez que o Ministério da Justiça e a Polícia Federal ficarão, durante sua ausência, sob o comando do secretário executivo Luiz Pontel. Faz sentido? Sim. Moro já demonstrou na Lava Jato que é especialista em manobras para perseguir adversários.

A segunda hipótese — de caráter derrotista para ele — está relacionada a um pedido de arrego do ex-juiz por conta do enorme desgaste provocado exatamente pelos escândalos divulgados pelo The Intercept Brasil. Moro sabe que sua popularidade caiu. As vaias ontem (7) no Maracanã o ajudaram a ver isto com mais clareza. Tal hipótese faz sentido? Sim. Mas menos que a primeira. Continua, após o anúncio.

Por fim, a terceira hipótese é a de que Moro pediu as férias para avaliar como seriam as reações sobre esse tal pedido. Talvez ele queira saber: "Vão dizer que me afastei para mandar prender Glenn Greenwald de longe? Como estão reagindo a isso?" "Vão dizer que me afastei porque fui derrotado pelo The Intercept? Como estão reagindo a isso?" "Vão acreditar que me afastei para tirar férias com a família? Que tolos acreditam nisso?" 

Mais recentes: