Redação | Não misture laranja com banana em um mesmo parágrafo! Clique e saiba por quê...

Dicas de Português | A construção de uma boa redação exige que se tome alguns cuidados para que o texto tenha clareza. Um deles é não misturar várias ideias em um mesmo parágrafo.

COMPARTILHE!

Sobretudo no texto dissertativo, parágrafos bem construídos contribuem para que o texto tenha clareza, a principal qualidade de uma boa redação. E para que um parágrafo esteja claro é crucial que não se misture num mesmo tópico várias ideias que se quer desenvolver. Laranja é laranja e deve ficar em um tópico. Banana é banana e deve ficar em outro. O melhor, assim, é que o parágrafo venha:

  1. Com apenas uma IDEIA PRINCIPAL, que na prática é o que de mais importante se quer dizer. Ex.: Laranja faz muito bem à saúde.
  2. Com uma ou duas IDEIAS DE APOIO, que servem para justificar a ideia principal. Ex.: Pela quantidade de vitamina C que tem, essa fruta ajuda a prevenir e combater várias doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.
  3. Com uma conclusão lógica sobre o que se afirmou. Ex.: É preciso, pois, incentivar que as pessoas — sobretudo as crianças — consumam bastante essa delícia do campo. Continua, após o anúncio.

Observe então o parágrafo feito:

Laranja faz muito bem à saúde. Pela quantidade de vitamina C que tem, essa fruta ajuda a prevenir e combater várias doenças, como gripes e resfriados, por exemplo. É preciso, pois, incentivar que as pessoas — sobretudo as crianças — consumam bastante essa delícia do campo.

O que torna tal parágrafo mais claro é que ele vem com apenas uma ideia principal, ou seja, um tópico sobre o qual se fala: laranja.

Caso se quisesse falar de outra fruta, o indicado seria construir uma nova unidade do texto. Veja, após o anúncio.

A banana também é muito boa para auxiliar no combate a várias enfermidades. Devido à quantidade de vitamina B que possui, ajuda a melhorar a imunidade e diminuir a fadiga de crianças e adultos. A ingestão dessa fruta é portanto bastante recomendada a quem quer gozar de boa saúde. 

Observe que o segundo parágrafo também está bastante compreensível. E isto ocorre principalmente porque nele também há apenas uma ideia principal, isto é, a banana e seus benefícios.

Ao evitar misturar num mesmo parágrafo laranja com banana, o autor contribuiu para que, de conjunto, seu texto ficasse mais claro para o leitor. Continua, após o anúncio.

Observe agora os dois parágrafos:

Laranja faz muito bem à saúde. Pela quantidade de vitamina C que tem, essa fruta ajuda a prevenir e combater várias doenças, como gripes e resfriados, por exemplo. É preciso, pois, incentivar que as pessoas - sobretudo as crianças - consumam bastante essa delícia do campo.

A banana também é muio boa para auxiliar no combate a várias enfermidades. Devido à quantidade de vitamina B que possui, ajuda a melhorar a imunidade e diminuir a fadiga de crianças e adultos. A ingestão dessa fruta é portanto bastante recomendada a quem quer gozar de boa saúde.

Portanto, ao elaborar sua dissertação, procure sempre construir parágrafos que contenham apenas uma ideia principal. Isto é importantíssmo para que o professor possa entender melhor o que você escreveu. Banana e laranja só é bom misturar no liquidificador.

Mais dicas de Português e Redação:

Mais recentes do site: