Enem / Conforme alertamos, é um erro tentar adivinhar o tema da prova de redação!

Dicas de Português | O Estadão e outros da grande mídia postaram matérias com temas "possíveis" de cair. Ninguém acertou. Mas conseguiram desviar a atenção de muitos candidatos.

COMPARTILHE!

Foto: aplicativo Canva
Foto: aplicativo Canva

BLOG DO POVO | Conforme alertamos aqui no BLOG DO POVO, não é aconselhável tentar adivinhar o tema da prova de redação. As razões são várias. Algumas estão elencadas ao final desta postagem por Landim Neto, professor de Português e Redação.  

Erraram tudo

Matéria publicada pelo Estadão no dia 21 de outubro deste ano, e colocada também em destaque no sábado (2), véspera do Exame, traz como título: "Confira 10 possíveis temas para a Redação do Enem 2019". Erraram tudo. Este é só um pequeno exemplo de como o método da adivinhação não é correto. Comprove, após o anúncio.

Os temas citados pelo Estadão:

  1. Obesidade
  2. Mobilidade urbana
  3. Vacinas
  4. Proteção à infância
  5. Segurança pública e sistema carcerário
  6. Pirâmide etária e reforma da Previdência
  7. Saúde mental
  8. Doação de órgãos
  9. Sustentabilidade e meio ambiente
  10. Segurança no trânsito.

O tema que caiu:

'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'

Dos temas citados pelo jornal, nenhum sequer se aproximou do que foi exigido pelo MEC.

Veja por que não é bom tentar adivinhar:

  • 1Redação não é loteria. As chances de quem tenta adivinhar qual o tema da Redação são semelhantes às chances de sucesso dos apostadores da mega-sena ou jogos afins. Assim, ao apelar à 'bola de cristal', o candidato só faz é perder tempo e criar confusão na cabeça, algo péssimo quando se trata de prova tão impostante. Continua, após o anúncio.
  • 2. Medida pode levar a desagradável surpresa. Ao tentar adivinhar o tema da Redação, um candidato, naturalmente, pode ser induzido a se fixar em uma determinada proposta que julgue ser a mais possível de cobrança. Com isso, tentará criar antecipadamente um projeto de texto com vistas a colocá-lo no papel no dia do exame. Na hora da prova, se não é o que imaginou (o mais provável de ocorrer), a desagradável surpresa o deixará com a velha sensação: deu um branco!
  • 3. Prática é desaconselhada por professores mais experientes. Quem é do ramo sabe, pela própria experiência e dever de ofício, que é totalmente desaconselhável tentar adivinhar o tema da prova de Redação. Além de ser desperdício de tempo, leva o aluno a descuidar-se dos estudos sérios ao longo do ano na esperança vã de, às vésperas do exame, um mágico entregar-lhe o que vai cair. Nessa condição, o mais provável é o fracasso. Continua, após o anúncio.

Por fim, entenda que fará uma boa Dissertação quem:

  • Tiver um razoável repertório sobre variados temas, e não apenas sobre um ou dois que imagina irá cair.
  • Souber coordenar as ideias na estrutura básica do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Organizar os parágrafos de forma clara, ou seja, expondo uma única ideia principal em cada um, e justificando essa ideia principal com outras, que chamamos ideias de apoio, conforme está na seguinte dica: CLIQUE

COMPARTILHE!

Acompanhe nossas redes sociais e receba diariamente dicas de Português e Redação. Material será organizado para que, a cada três meses, você tenha um manual simples e prático de como produzir um texto de forma eficiente.

Mais dicas de Português e Redação:

Mais recentes do site: