Marcelo Freixo tem boa chance de ganhar a prefeitura do Rio em 2020!

Política | O  provável candidato tem bom trânsito até com o setor mais conservador da população que vive amedrontado por conta da violência.

COMPARTILHE!

BlOG DO POVO / O deputado federal Marcelo Freixo tem boa chance de ganhar a prefeitura do Rio em 2020 e colocar o PSOL para dirigir a segunda cidade mais importante e rica do País. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada hoje (15), Freixo — 18% — está empatado tecnicamente com Eduardo Paes (DEM), que aparece com 22%, e com 10 pontos percentuais à frente do atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), 8%. 

Experiente e muito conhecido na cidade, o psolista tem bom trânsito até com o setor mais conservador da população que vive amedrontado por conta da violência. Continua, após o anúncio.

Leila também:

Muita coisa a favor

A candidatura de Marcelo Freixo tem tudo para deslanchar e sair vitoriosa no próximo ano. Além da boa performance eleitoral, comprovada nessa recente pesquisa Datafolha e em outras eleições — inclusive para prefeito, há ainda outros fatores a considerar.

O PSOL é o principal partido progressista e de esquerda do Rio, bem maior que o PT. A conjuntura nacional, em particular a prisão de Lula, aproximou bastante as duas siglas, de modo que tudo indica que estarão juntas na disputa. Ainda que não se aliem na primeira fase, no segundo turno tal unidade é dada como certa, o que evidentemente amplia as chances de vitória para Freixo.

O desastre do governo Bolsonaro e o declínio de sua popularidade no Rio é outro fator a serviço da candidatura do PSOL. Marcelo Freixo é uma das figuras mais reconhecidas no País como oposição ao governo federal e ao caos que o capitão ampliou na economia, saúde, educação e segurança públicas. Isto terá enorme peso eleitoral a favor do psolista.

Por fim e como fator também super importante há ainda a questão do assassinato até hoje não esclarecido da ex-vereadora Marielle Franco. Como todos sabem, Marielle virou uma espécie de ícone mundial da luta contra a opressão e a violência impostas aos mais pobres, seja no Rio ou em qualquer outro lugar do planeta. Por isto seu nome, do ponto de vista positivo, é muito forte. E só Marcelo Freixo e o PSOL poderão usá-lo sem demagogia ou oportunismo eleitoral. 

O resto é fazer a campanha.

COMPARTILHE!

Acompanhe nossas redes sociais e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes sobre Política:

Mais recentes do site: