Fundeb/abril e o salário dos docentes, se esse fundo acabar! Veja...

Professores têm rotina dura em sala de aula e ainda levam trabalho para casa.
Professores têm rotina dura em sala de aula e ainda levam trabalho para casa.

Fundeb garante salários dos professores

Categoria: Educação | O Gazeta do Povão entrou em contato via telefone com o gabinete da deputada Professora Dorinha (DEM-TO). Essa parlamentar — dentre outros — está à frente da PEC 15/2015, que torna o Fundeb permanente. A informação que recebemos é que dia 7 de maio essa emenda à Constituição será apreciada na Comissão Especial da Câmara.

Mas é preciso correr com essa PEC. Caso o Fundeb acabe, os profissionais do magistério poderão ter sérios problemas para receber seus salários, conforme veremos após a tabela abaixo, feita a partir de dados colhidos no site do Banco do Brasil. Ver após anúncio.

Veja a tabela!

Fim do Fundeb e o pagamento do pessoal da Educação

Os salários dos professores e demais profissionais do magistério da Educação Básica pública de estados e municípios são pagos com 60% dos recursos do Fundeb. O que sobra (40%), é para a manutenção das escolas. Esse fundo, portanto, não pode acabar. A tabela acima ilustra bem os recursos referentes a apenas um mês.

Para que se tenha uma pequena ideia do perigo que é acabar o Fundeb, apenas o Estado da Paraíba teria um prejuízo de R$ 1,8 bi caso a partir de 2020 esse fundo deixe de existir. Dado, disponibilizado em matéria do site MAISPB, é de George Coelho — presidente da Federação das Associações de Municípios Paraibanos - Famup. Previsão em todo o país é que perdas cheguem a aproximadamente R$ 140 bilhões.

Cadê o atual governo?

Não se tem até agora por parte do governo Bolsonaro uma proposta concreta em relação a esse problema. Até à data e horário de publicação desta postagem, não conseguimos encontrar no site do MEC nada a respeito. Como se vê pela 'grande' mídia, pessoal do governo está mais preocupado é em mandar alunos filmar professores em sala de aula. Categoria deve, portanto, ficar atenta ao que ocorre na Câmara Federal. 

Para mais informações: Fone do gabinete da deputada Professora Dorinha: (61) 3215-5432). Curta também nossa página e receba atualizações sobre este tema.

Curta nossa página e receba atualizações!

+ Recentes sobre educação: