Pobres no Brasil terão escolas privadas precárias como na África, diz estudioso da Educação!
15/11/2019 00:46
COMPARTILHE!

BLOG DO POVO | Em matéria publicada (14) no site Rede Brasil Atual (RDB), o cientista político Daniel Cara alerta que a PEC do Pacto Federativo proposta pelo governo Bolsonaro pode substituir escolas públicas em áreas carentes do Brasil por uma rede privada precária, como ocorre em países africanos como Quênia, Libéria, Nigéria e Uganda. Nesses lugares, estabelecimentos de ensino particulares e sem estrutura adequada cobram mensalidades de famílias pobres em troca de uma educação ruim. Cara é o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Continua, após o anúncio.
Diz a matéria do Rede Brasil Atual:
"Se [a PEC] passar, teremos escolas privadas de baixíssimo custo precárias, tal como ocorre na África", alerta Daniel Cara. Ele cita o exemplo da Bridge International Academie (BIA), uma rede de pré-escolas e escolas primárias — correspondente aos primeiros quatro anos do ensino fundamental — que, na propaganda, afirma oferecer "educação de qualidade e acessível para famílias e crianças desassistidas". Segundo a campanha, a Bridge, com origem nos Estados Unidos, dirige cerca de 500 escolas no Quênia, na Libéria, Nigéria e em Uganda, além da Índia. E pretende ter 10 milhões de estudantes até 2025.
A atuação da rede no Quênia, entretanto, é alvo de uma manifesto internacional em que 112 organizações de diversos países que atuam na defesa dos direitos humanos e do direito à educação, entre elas a Anistia Internacional e a própria Campanha, exigem que investidores deixem de apoiá-la. A BIA tentou silenciar o principal sindicato dos professores e seu secretário-geral, com uma petição para obter uma ordem de mordaça. E processou e ameaçou organizações críticas à sua atuação. Continua, após o anúncio.
Apesar da retórica de que ajuda crianças que de outra forma não poderiam frequentar a escola, as taxas cobradas são a principal barreira para a frequência de crianças, com custos inacessíveis aos mais pobres.
COMPARTILHE!
Acompanhe nossas redes sociais e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes sobre Educação:
Educação | Interpelação judicial foi protocolada pela Andifes. Weintraub terá que se retratar ou apresentar provas de que há extensivas plantações de maconha nas instituições de ensino.
Governo pode alterar reajuste do Piso do Magistério 2020 para atender prefeitos e governadores!
Educação | Proposta da CNM é trocar índice de crescimento do custo-aluno pela inflação oficial do ano anterior.
Educação | O Fundeb está previsto para acabar em 2020. Sem ele, remuneração dos docentes pode ficar muito prejudicada.
Educação | Grave problema pode ocorrer devido ao fim do Fundeb, previsto para 2020.
Mais recentes do site:
Ministro sofre processo e pode ser preso por levantar calúnias contra universidades federais!
Educação | Interpelação judicial foi protocolada pela Andifes. Weintraub terá que se retratar ou apresentar provas de que há extensivas plantações de maconha nas instituições de ensino.
Com reforma aprovada, gratificação de militares cresce 100%! Sobe também o salário.
Dinheiro / E há ainda a criação de outro benefício, com incentivos que incidem sobre o soldo e variam de 5% a 32%, de acordo com a patente.
Nova Greve Geral na França para tudo em defesa da aposentadorias dos trabalhadores!
BlOG DO POVO / Uma greve geral, hoje (6), na França, contra as novas medidas sobre as aposentadorias ameaça paralisar vários setores. Determinados a forçar o governo a abandonar os planos, trabalhadores dos transportes ferroviários e aéreos, professores, pessoal hospitalar e outras categorias paralisaram as atividades.