Povo avança e direita assustada teme perder de vez o controle político no Chile!

Foto: You Tube/Reprodução
Foto: You Tube/Reprodução

Mundo / Após semanas de atos radicalizados, Piñera e seus comandados sabem que o povo pode avançar muito mais...

COMPARTILHE!

BlOG DO POVO / Manchete do Globo de ontem (15) à noite indica que o Chile está à beira de um abismo e que, diante disso, o presidente Miguel Piñera já aceita uma nova Constituição para o país.  Esta na verdade é uma afirmação dita com outras palavras pelo cientista político da Universidade Católica Juan Pablo Luna, citado na matéria:

— O acordo era impensável há uma semana. Que ele tenha sido alcançado é algo que tem muito a ver com o medo das elites, que tinham a sensação de que estávamos à beira de uma mudança de regime, inclusive com o colapso do Estado. Continua, após o anúncio.

A situação é gravíssima para Piñera e para a direita

Como se percebe pela manchete do Globo e pela declaração de Pablo Luna, a situação continua gravíssima para Piñera e para a direita chilena. O povo avançou bastante durante as já várias semanas de protestos e, ao que tudo indica, não se contentará apenas em derrubar a velha constituição herdada da ditadura sangrenta de Augusto Pinochet. Cansados e espoliados por anos de neoliberalismo, o povo do Chile quer mesmo é mudar de regime e implodir o Estado capitalista e, com isso jogar no esgoto da História Piñera e seus comandados, referências presentes inclusive na fala de Luna.

Ainda que ao final desse processo o povo consiga somente uma nova Constituição e direitos sociais básicos que hoje não têm, os protestos no Chile já podem ser considerados um dos mais pujantes e vitoriosos da História da luta de classes mundial. Mas é possível — como mostram as ruas — avançar muito mais...

COMPARTILHE!

Acompanhe nossas redes sociais e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes sobre Mundo:

Mais recentes do site: