Professora alerta sobre fim do Fundeb e pagamento dos salários da categoria!

Ministro Abraham Weintraub já pronunciamento contra melhorias no fundo que mantém da Educação Básica. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.
Ministro Abraham Weintraub já pronunciamento contra melhorias no fundo que mantém da Educação Básica. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Educação | O Fundeb está previsto para acabar em 2020. Sem ele, remuneração dos docentes pode ficar muito prejudicada.

COMPARTILHE!

BlOG DO POVO / Previsto para acabar em 2020, o Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação — Fundeb — é objeto de debate e preocupação entre educadores de todo o País. E a preocupação é mais que pertinente. É com 60% dos recursos desse fundo que, por exemplo, se garante todo mês os salários dos docentes que atuam na educação básica pública de estados, municípios e Distrito Federal. Continua, após o anúncio.

Leia também:

Ministro é contra

Para evitar que o Fundeb acabe, tramita no Congresso Nacional a PEC 15/2015, que propõe tornar esse fundo permanente. Emenda à Constituição prevê também ampliar de 10% para 40% a participação financeira da União nesse instrumento que na prática mantém as escolas da educação básica de estados, municípios e Distrito Federal em funcionamento.

Sob esse aspecto, o ministro da Educação Abraham Weintraub comentou, segundo matéria do Correio Braziliense: "Não concordamos com a proposta que a professora [deputada Dorinha] apresentou. Conversamos com ela durante alguns meses, na expectativa de construir um entendimento, mas estamos retirando nosso apoio à PEC 15." Continua, após o anúncio.

Professora alerta

Sobre as lutas nacionais para que o Fundeb se torne permanente, ocorreu quarta-feira (27) no Recife um ato público com a participação de centenas de estudantes, pais de alunos e profissionais do magistério. No encontro, a professora Ivete Caetano, diretora do Sintepe, alertou: "É o Fundeb que mantém a escola de pé. Ele paga livro, farda, transporte escolar, pagamento do salário dos/as trabalhadores/as, a energia, a reforma e construção de novas escolas. O fim do Fundeb é o fim da escola pública."

COMPARTILHE!

Acompanhe nossas redes sociais e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes sobre Educação:

Mais recentes do site: