INPC é divulgado e salário mínimo fica abaixo da inflação!

 Dinheiro | Meta de Bolsonaro é acabar o ganho real criado na era PT e pauperizar ainda mais os trabalhadores.

Foto: Agência Brasil.
Foto: Agência Brasil.

BLOG DO POVO | O IBGE divulgou nesta sexta-feira o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Percentual, relativo à inflação, é de 4,48% e deveria servir de referência para o reajuste do salário mínimo nacional. O presidente Bolsonaro, no entanto, anunciou um reajuste de 4,1% para o salário mínimo, percentual menor portanto até que o INPC, algo inédito na política econômica do País nos últimos tempos. Meta do capitão e do seu ministro Paulo Guedes é acabar o ganho real da era PT e pauperizar ainda mais os trabalhadores. Mínimo para este ano é R$ 1.039Continua, após o anúncio.

Alimentos caros e salários baixos para a maioria do povo. Esta é a "nova política" do governo Bolsonaro. Imagem: arquivos Webnode.
Alimentos caros e salários baixos para a maioria do povo. Esta é a "nova política" do governo Bolsonaro. Imagem: arquivos Webnode.

Desmonte

Desde 2010, essa é a primeira que o reajuste do salário mínimo não seguirá parâmetros quer permitem um ganho real. Lula (PT) criou uma fórmula que reajustava o salário mínimo  nacional pela inflação do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Isto permitia um ganho real para os trabalhadores, algo que o governo Bolsonaro começou a desmontar.

COMPARTILHE!

Acompanhe nossas redes sociais e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes sobre dinheiro:

Mais recentes do site: