Errou feio! Villas Bôas rebate 'guru' injustiçando Leon Trotsky! Veja...

Olavo de Carvalho e Leon Trotsky: nada a ver

Categoria: Política | Por *Landim Neto. No intuito de rebater as pesadíssimas e chulas críticas que o "filósofo" Olavo de Carvalho desfere diariamente contra os militares das Forças Armadas — em particular contra o ministro Santos Cruz — o  general da reserva Eduardo Villas Bôas cometeu uma senhora injustiça. No Twitter, Villas Bôas associou o obtuso guru dos Bolsonaros ao revolucionário russo Leon Trotsky, grande intelectual de esquerda e um dos maiores personagens da recente História Mundial. 

Para o general Villas Bôas, Carvalho é uma espécie de 'verdadeiro Trotsky de direita', "alguém que não compreende que substituindo uma ideologia pela outra não contribui para a elaboração de uma base de pensamento que promova soluções concretas para os problemas brasileiros." Ora, o que isso e Olavo de Carvalho têm a ver com o pensamento e a práxis de Leon Trotsky? Nada! Continua, após o anúncio.

Trotsky — junto a Lenin e outros grandes da ex-União Soviética — arquitetou a famosa Revolução de 1917, considerada pelo historiador britânico Eric Hobsbawm o maior evento do século XX. Após a tomada do poder, coube a Trotsky comandar o Exército Vermelho e impedir que países imperialistas abortassem o novo regime socialista que se instalaria na região. Que grandes feitos têm Olavo de Carvalho? Berrar no You Tube? Destilar ódio no Twitter?

Trotsky foi também um intelectual vigoroso. Passeou com desenvoltura pela Política, Filosofia, Ciência e Arte. Não à toa é respeitado no mundo todo, inclusive por muitos pensadores liberais que, embora o contestem, reconhecem o seu enorme talento. Quem louva mesmo a produção intelectual de Olavo de Carvalho? Jair Bolsonaro? Eduardo Bolsonaro. Flávio Bolsonaro? Alexandre Frota? O motorista Queiroz? Quem consegue responder?

Por fim, Leon Trotsky era internacionalista. Quem conhece o beabá de sua vasta obra sabe que Trotsky nunca teve como objetivo-alvo substituir ideologias para "resolver os problemas brasileiros" de sua própria terra natal. Trotsky não sonhou e  lutou por um país justo, fraterno e socialista apenas. Trotsky sonhou e lutou por um mundo todo assim. E Olavo de Carvalho, qual sua causa? Pelo que deixa transparecer, Carvalho é só um nacionalista tupiniquim que ama de forma cega os EUA. É muito pequeno, portanto. Não dá para comparar, general Villas Bôas. Sentimos muito.

*Landim Neto é editor do Dever de Classe.

Curta nossa página!

+ recentes sobre política: